segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O Resumo da Obra (Le Résumé des Travaux)

   Metódico e de hábitos extremamente singulares, Phileas Fogg, vive sozinho em sua mansão de Londres. Durante um jogo de cartas no Clube da Reforma seus membros conversam sobre o roubo de 55 mil libras ocorrido três dias antes no Banco da Inglaterra. Todos concordam que o ladrão não deve estar muito distante de Londres. Phileas Fogg contesta e aposta 20.000 libras como consegue dar a volta ao mundo em oitenta dias. Na mesma noite, 02 de outubro de 1872, começa a viagem tendo de retornar a Londres exatamente às 20h45min do sábado, 21 de dezembro. Parte com seu criado, Passepartout, levando apenas a roupa do corpo e uma mala com 20.000 libras.

   Uma semana após a partida o comissário de polícia recebe um telegrama do detetive Fix, solicitando um mandado de prisão para o Sr. Fogg em Bombaim, na Índia, pelo assalto ao Banco da Inglaterra. Como o mandado não chega, eles embarcam no trem para Calcutá, o qual é obrigado a parar porque a estrada de ferro não foi concluída. Phileas Fogg compra um elefante por 2.000 libras e eles seguem no meio da selva onde são surpreendidos por uma procissão de brâmanes e salvam Aouda, uma moça que seria queimada viva. Tinham o costume de que, se o marido morresse, a mulher deveria morrer junto. Fogg, incrédulo, não podia acreditar em tal façanha. Como estavam algumas horas adiantadas no seu intento, decide dar meia volta e resgatar a moça. Passepartout finge que é o cadáver e entra no caixão. Na hora do ritual, levanta de seu leito fúnebre e carrega à donzela nos braços, provocando arrepios nos que assistiam à cerimônia. Assim, eles resgatam a moça, Aouda, e conseguem fugir. O detetive Fix arma uma cilada para prendê-los em Calcutá, mas o Sr. Fogg paga a fiança e eles embarcam num vapor rumo a Hong Kong.

   Chegam a Hong Kong dia 6 de novembro. Fix leva o criado para uma casa de fumo e revela quem é e por que está atrás de Fogg. Ele não acredita e se recusa a ajudá-lo, mas acaba desacordado pelo cachimbo de ópio e não consegue avisar o patrão que o Carnatic antecipou sua viagem a Yokohama para aquela noite. Eles perdem o vapor e o criado, mas Fogg consegue um barco menor que parte rumo a Xangai, na China. O Carnatic chega a Yokohama no dia 13 de novembro trazendo Passepartout que reencontra o mestre, a jovem e o detetive, recém-chegados de Xangai, na China da Dinastia Quing.
   No dia seguinte partem no vapor General Grant para São Francisco. Ao chegarem a São Francisco envolvem-se numa confusão de rua e um tal Coronel Stamb Proctor tenta atacar Fogg e acerta um soco no detetive que tomou a sua frente. O Sr. Fogg promete voltar um dia a São Francisco para dar uma lição no tal coronel.
    Embarcam num trem para Nova Iorque, onde também se encontra o Coronel Stamb. O coronel desafia-o para um duelo no último vagão. São interrompidos pelo ataque de índios Sioux. Com sua agilidade de acrobata o criado consegue soltar a locomotiva, o trem pára e eles são salvos por um grupo de soldados, mas Passepartout é raptado pelos índios. O Sr. Fogg consegue 30 soldados e recupera o criado das mãos dos índios. A locomotiva retorna para a estação e o trem parte deixando para trás Aouda e o detetive que aguardam o retorno dos soldados. Fix propõe prosseguir a viagem até Omaha num trenó a vela. De lá pegam um trem para Chicago e, em seguida, outro para Nova Iorque.
   Chegam no dia 11 de dezembro, quarenta e cinco minutos depois da partida do vapor China para Liverpool. No dia seguinte embarcam no navio de carga Henrietta rumo a Bourdeaux. Apesar de receber dois mil dólares por cabeça, o capitão do navio se recusa a levá-los para a Inglaterra. Fogg, então, suborna os marinheiros, eles prendem o capitão na cabine e Fogg assume o comando; porém, o carvão não será suficiente para alcançar Liverpool. Fogg compra a embarcação por sessenta mil dólares e manda para caldeira toda a madeira do navio, deixando-o apenas com o casco de ferro e o motor.
    Chegam à Baía de Queenstown em 20 de dezembro, pegam um trem para Dublin e um vapor que os deixa em Liverpool às 11:40 da manhã do dia 21 de dezembro. Ao pisarem em solo inglês, o detetive  Fix apresenta o mandado de prisão e o Sr. Fogg é trancado na Casa da Alfândega, devendo ser levado a Londres no dia seguinte, o que o fará perder a aposta. Quando tudo parece perdido, o detetive liberta-o, pois o verdadeiro ladrão havia sido preso três dias antes. Eles partem para Londres, mas chegam cinco minutos atrasados.
    Aposta perdida, arruinado, Fogg volta para casa. Às 19h30min de domingo, Fogg pede desculpas a Aouda por tê-la trazido até a Europa e não poder fazer mais nada por ela porque está arruinado. Apaixonada, ela pede para casar-se com ele e ele, já não conseguindo mais esconder seus sentimentos, aceita. Às 20h05min o criado vai até a paróquia tratar o casamento com o reverendo e sai de lá às 20:35, correndo como um alucinado, para avisar o mestre que eles chegaram vinte e quatro horas adiantados, era sábado e não domingo e eles tinhas apenas dez minutos para chegar ao Clube da Reforma.
    Chegam pontualmente às 20h45min e ganham a aposta. A razão do engano deveu-se ao fato de que eles viajavam sempre em direção ao leste, os dias se tornavam 4 minutos mais curtos a cada grau; como existem 360 graus na circunferência da Terra, multiplicado por 4 minutos, dá exatamente 24 horas, ou, um dia ganho sem perceber .






Nenhum comentário:

Postar um comentário